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Invisto em publicidade online ou fico na minha?

É hora de se reinventar!

Há sempre uma época em que as empresas devem se renovar, ter novas ideias, focar em novas metas para se manter no mercado.

O mercado é muito dinâmico e, principalmente em tempos de instabilidade econômica, ele se torna cada vez mais um ambiente seletivo. Por isso é sempre importante que você, empresa, seja flexível e se adapte a ele. Mas como?!

Bom, em um cenário que mostra uma queda de 7,3% das vendas do comércio nacional este ano e, consequentemente uma queda de lucro, vem a pergunta que não quer calar: é hora das empresas investirem em publicidade ou tirar o pé?

Antes de responder a esta pergunta, vamos entender a cabeça do consumidor no momento atual e como ele se mantém em constante mudança.

Um novo comportamento do consumidor? Sim.

ciclo de decisão de compra

A pesquisa ODES “Consumo em tempos de crise” apontou vários fatores interessantes sobre todo este comportamento.

O consumo promove satisfação pessoal

Isso quer dizer que a qualidade de vida é algo cada vez mais ligado ao bem-estar hoje em dia. E quando o assunto é o ato de compra ser uma das maiores formas de lazer…

comprar é uma das maiores formas de lazer

Por outro lado, 90% das pessoas buscam alguma melhoria em sua vida, ou seja, estão caminhando para um futuro melhor, em qualquer sentido.

No entanto, o que é muito evidente é que há uma tendência a impor limites.

Capitalismo sim, consumo moderado, ganância não

Para o indivíduo, o que mais importa em tempos desfavoráveis financeiramente não é a economia em si, mas sim a sua consciência de consumo. 72% dos pesquisados acreditam que este é o momento de repensar o consumismo de forma geral.

Consumismo excessivo também é responsável pela crise

“Fazer compras é uma das minhas principais formas de lazer”

“Não sendo contra a lei, todo o esforço é válido para ganhar dinheiro”

“Minha satisfação pessoal aumenta quando adquiro um produto novo”

Consumo x Ponderamento

Durante a pesquisa, ficou muito claro que o consumidor está buscando estratégias individuais para redefinir o que é essencial e o que é supérfluo (sem dúvida nenhuma isso é um dos fatores principais na decisão de compra). Porém, quer (e precisa) continuar consumindo. A diferença é: o que vai valer a pena?

O que o consumidor espera

Veja só, 80% dos pesquisados afirmaram dar fim na fidelidade com uma empresa, se encontrarem preços menores com qualidade similar, promoções diversas, sustentabilidade, ou qualquer outra vantagem que seja mais interessante e chame mais atenção. Este mesmo número de pessoas garante que vem fazendo três vezes mais pesquisas de preço nos últimos anos. Sabemos também que 34% dos indivíduos querem moda e tendências, porém 92% acham que produtos como roupas e utilidades domésticas deveriam ser mais duráveis, por exemplo.

É aí que entram as estratégias das marcas e empresas focadas em “valer a pena”.

Yes, we can!

 

Agora, respondendo àquela pergunta inicial “é hora das empresas investirem em publicidade ou tirar o pé?”… É hora de investir.

Quando o mercado está bom, a necessidade de se adequar aos parâmetros do consumidor não fica tão evidente. Mas com o mercado instável, as empresas devem abraçar toda e qualquer estratégia que a faça ser especial de alguma forma. Há quem seja mais cauteloso e, por conta do baixo investimento, opte por não destinar à publicidade. Porém, essa empresa corre o risco de cair no esquecimento na hora da escolha do consumidor. Ainda mais hoje em dia em que aquele cliente da caderneta não existe mais.

A agência de publicidade, sem dúvidas, será uma enorme aliada da sua empresa para encontrar oportunidades mesmo nas adversidades. É ela que vai apontar as estratégias corretas para oferecer um bom custo-benefício, melhorar o relacionamento com o consumidor (imprescindível), aumentar as vendas, tornar a marca mais lembrada e atingir aquele consumidor que você tanto deseja que entre na sua loja.

 

Veja alguns cases de sucesso de clientes Market-in:

 

Pandora Vestibulares

Exemplo de uma campanha on e off com o intuito de consolidar a marca e mostrar seus resultados.

Pandora Vestibulares

 

 

Colégio Pandora

Campanha focada em gerar cadastros para a prova de bolsa do colégio, através de uma Landing Page (página da web simples, normalmente criada para captação de lead).

Pandora Colégio

 

 

Imobiliária Batistella 

Estratégia também focada em geração de lead, porém, através do social media marketing. Foram feitos posts com comunicação voltada para captação de contatos de público-alvo nas redes sociais da imobiliária.

Imobiliária Batistella

 

 

Nova Paulista

O intuito deste trabalho foi aumentar a popularidade dos produtos para os consumidores, melhorar o relacionamento direto com o público e, consequentemente, aumentar as vendas. O bom humor e memes da internet, foram algumas das estratégias usadas nas redes sociais.

Nova Paulista

 

 

Esportes Avenida

Para combater a queda de vendas na loja, adotamos uma estratégia pontual de promoção, usando apenas postagens nas redes sociais do cliente.

Esportes Avenida

 

 

QG Airsoft

Exemplo de Full Service em Marketing Digital. Fizemos uma comunicação integrada da campanha de pré-venda 2016, que aumentou a presença digital do cliente e atingiu um número maior do que o esperado em vendas.

QG Airsoft

 

 

Estas são apenas as primeiras dicas para você empreendedor. No próximo post você vai conhecer um pouco mais sobre uma das principais ferramentas do marketing digital que fará sua empresa crescer nesse momento.

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